“ Trabalhar. [ Do lat. vulg.*tripaliare ‘martirizar com o tripaliu’ ( instrumento de tortura)[...]”
Tripaliu nos remete a velha Roma dos Césares...Centro do Grande Império, era também para onde convergiam grandes contingentes em busca de oportunidades que, lá chegando, não tendo onde morar, faziam nas catacumbas o seu abrigo provisório. Como, a cada dia, chegavam novos, as catacumbas estavam sempre sobreocupadas. Não é nem um pouco agradável, mas possível de se imaginar os subsolos de Roma: insuficientes em iluminação e ventilação, servindo de canalização para o esgoto da grande metrópole. Um aglomerado de subnutridos, naquelas condições, compunha o ambiente para eclosão de epidemias que podiam se transformar em pandemia, com riscos para todo cidadão romano, inclusive os da elite.
Cansado de colocar os Pretorianos no encalço dos ocupantes das catacumbas, Nero - conhecido como louco, por ter colocado fogo em Roma, na verdade, foi um iluminado, seu preceptor foi ninguém menos que Sêneca.
Expulsos num dia, os invasores das catacumbas para lá retornavam, construindo uma verdadeira cidade nos subterrâneos de Roma – a “suburbe” (embaixo da cidade). Hoje, quando dizemos subúrbio, estamos nos referindo à “cercanias de cidade” tal como consta no Aurélio.
Após o incêndio, começou o projeto e a construção de uma Nova Roma. Com o erário falido, Cesar recorreu aos cidadãos da Urbe e da Suburbe para construir a Nova Roma, por honra, glória e prazer, ou seja, nada se pagava aos cidadãos. Dá pra imaginar que as revoltas e problemas eram frequentes. Preguiçosos, revoltados e outros que se recusassem a participar da construção eram submetidos ao açoite do tripalium, colocados de joelho, ou de quatro, com as mãos protegendo a cabeça, apoiada sobre o solo.
Aproveitando o ensejo, a expressão “O Trabalho dignifica e enobrece o homem.” Tem sua origem nesse episódio. Para entender melhor, procure a origem das palavras
dignificar > digno e enobrecer >nobre...
Olha por onde elas passaram: Digno,reto,ereto, de cabeça em pé; e Nobre: forte, resistente, como as madeiras nobres.
Se bem observarmos, muitos dos nossos subúrbios guardam semelhanças com a “suburbe” romana. A Roma, de cima, é considerada “Cidade irmã de Brasília” porque ambas nasceram de um projeto; não sugiram espontânea e desordenadamente como é da natureza das cidades, mas a partir de uma ordem: em Roma do César e em Brasília do Presidente - a partir de um Projeto.
Um comentário:
Excelente explanação. Grata por um pouco mais de história sobre nossa raça humana.
Postar um comentário