Every Poem you write here
You will never understand,
Because when the waves arrive,
They will allways go off the end!

26.5.06

Eu escolhi Brasília!

Eu escolhi Brasília!

A primeira vez que estive em Brasília foi em 1975 – foi uma visita inesquecível e senti uma vontade imensa de viver nesta cidade, eu ainda estava fazendo Arquitetura e terminando o curso de Matemática.

Concluí o curso de Arquitetura em 1978 e, em abril de 1979, estava chegando para morar em Brasília. Cada vez que eu retornava a Santos, invariavelmente, me perguntavam: E aí, já voltou? Ou... Vc tá em Brasília ainda?....Quando é que vc vai voltar?

Algumas pessoas apostavam que eu não agüentaria um ano... Até hoje, ainda encontro alguns que se espantam de saber que eu ainda estou morando em Brasília – não é raro eu ouvir – Como é que vc consegue morar naquela cidade?

Aí, fazem referências à política, políticos e, claro, corrupção e bandalheiras...acaba prevalecendo o que predomina na imprensa, levando algumas pessoas a pensar, de forma genérica e equivocada, que em Brasília só tem corruptos!!!(OPA!!! ÊPA!!!)

Corruptos ...Sim...Quase todos eleitos para representar um estado, território ou o próprio Distrito Federal...ELEITOS!!!

Mas a população de Brasília, e do Distrito Federal, é muito mais do que estes “dignos” representantes aqui acolhidos, muitas vezes, com seus séqüitos. É bom lembrar que nem todos esses Eleitos são corruptos e o Parlamento Brasileiro é o único no mundo que apura irregularidades e caça os direitos de seus pares, quando comprovadas as irregularidades, após trâmite legal, com amplo direito de defesa.

São 27 anos em Brasília...Durante todo esse tempo, me ausentei em 1985/86, quando fiz um Aperfeiçoamento Profissional na Alemanha – naquela ocasião, fiquei impressionado com o interesse dos alemães por conhecer Brasília e, não raro, fui chamado a falar sobre Brasília para seletas platéias...Queriam saber da história, da epopéia da construção da nova Capital, da arquitetura e se as coisas eram realmente como mostravam as fotos – um misto de admiração, respeito e um pouco de desconfiança...Algo como: será que é assim mesmo, como aparece nas fotos. Brasília sempre deu uma impressão de cenário!

Em razão dos últimos episódios envolvendo corrupção, em vários níveis do governo, acontece uma generalização caricata de Brasília e de seus habitantes.

De qualquer forma, Brasília te espera de braços abertos.

Venha e cuidado para não se apaixonar!!!

Olavo THADEU

Brasiliense, de coração!

Não sou Candango - candangos são os que vieram de outros estados para trabalhar na construção de Brasília.

Nenhum comentário: